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4 maneiras de ser autêntico nas mídias sociais (e aumentar o engajamento)

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15/05/2022
em Instagram Marketing
Tempo de Leitura: 8 minutos
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A autenticidade nas mídias sociais pode ser um divisor de águas para qualquer marca. Um estudo mostra que 91% das pessoas “estão dispostas a recompensar uma marca por sua autenticidade por meio de compra, investimento, endosso ou ação similar”. 61% dessas pessoas comprarão ou mostrarão interesse de compra “aumentado” de marcas autênticas.

Neste artigo, vamos explorar algumas maneiras práticas de ser autêntico e aumentar o engajamento nas mídias sociais.

O que significa ser autêntico nas redes sociais?

A autenticidade nas mídias sociais pode ter várias definições e implicações. Para a geração X e os Baby Boomers, a autenticidade é vista mais como “relações pessoais com as marcas”. Para os Millennials a autenticidade parece estar mais relacionada com “atenção pessoal”, inovação e consciência social.

Seja qual for a definição, há apenas um objetivo final para a autenticidade da mídia social: torná-lo confiável. No final das contas, tudo o que você faz para ser autêntico nas mídias sociais é para merecer a confiança das pessoas.

Aqui estão algumas das maneiras pelas quais você pode ser autêntico nas mídias sociais e ganhar a confiança das pessoas:

1- Humanize sua marca

As pessoas tendem a confiar mais nas pessoas do que nas empresas. Esse fato também vale para as redes sociais. Humanizar sua marca é uma maneira de garantir que as pessoas entendam que você é mais do que uma máquina de fazer dinheiro que serve a si mesmo, como a maioria das outras empresas por aí são.

Pesquisas mostram que as pessoas tendem a interagir mais com empresas que mostram essas características humanas: intenções humanas, esforços e autenticidade. Seria sensato tentar ver como você pode incorporar esses três elementos em sua estratégia de mídia social.

  • Intenção: para mostrar intenções humanas, use sua voz para contribuir com os valores com os quais as pessoas se importam, em vez de ver tudo como ROI e crescimento dos negócios. Shake Shack é um restaurante que faz parceria com o Coachella e a instituição de caridade No Kid Hungry para contribuir com causas humanitárias juntamente com os lucros de seus negócios.
  • Esforço: é uma boa ideia deixar seu público dar uma olhada nos bastidores da sua empresa. Compartilhe como os processos são tratados dentro de sua empresa. Isso pode significar compartilhar conteúdo divertido sobre as pessoas em sua empresa e as funções que elas desempenham no atendimento às necessidades dos clientes ou compartilhar estudos de caso sobre o que você faz para resolver os problemas dos clientes. Além disso, aproveite a tecnologia moderna, como bate-papo ao vivo (como o Facebook Messenger) para se conectar com seu público em tempo real.
  • Autenticidade: Use a marca pessoal junto com a marca da sua empresa para ver o efeito máximo. O dono da empresa ou qualquer pessoa com um papel fundamental nela pode ser o rosto da empresa e fazer com que seu público fique mais engajado em comparação com a conta de mídia social da sua empresa.

Dica profissional

A Candybar faz um ótimo trabalho ao humanizar sua marca, dando às pessoas uma prévia de como as coisas são feitas em sua empresa. Alicja Olko da ReferralCandy explica:

“É muito difícil para marcas de comércio eletrônico, produtos SaaS ou soluções digitais manter uma presença dinâmica na mídia social e mantê-la interessante. O marketing de mídia social geralmente não é o canal mais importante, mas é vital para os esforços gerais de branding. Na ReferralCandy, estamos usando as mídias sociais para mostrar a parte mais importante do nosso negócio – nossos clientes. Compartilhamos suas histórias, suas lutas e sucessos, esperando que inspirem outras pessoas em sua jornada empreendedora.”

Alicja Olko, ReferralCandy

2- Incentive o conteúdo gerado pelo usuário

A pesquisa mostra que os consumidores são 2,4 vezes mais propensos a considerar o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) autêntico em comparação com o conteúdo gerado pela marca.

O sucesso do UGC é explicado principalmente por seus fortes laços com o boca a boca. De acordo com um estudo de 2012 do grupo Nielsen, 92% das pessoas dizem que confiam em “mídia conquistada, como boca a boca ou recomendações de amigos e familiares, acima de todas as outras formas de publicidade”.

Um outro pilar do conteúdo gerado pelo usuário é a fidelidade do cliente. Clientes fiéis tendem a produzir conteúdo para recomendar seus produtos com mais frequência. Portanto, o sucesso de suas campanhas de UGC depende em grande parte de quantos clientes fiéis você tem. De acordo com Chatra, clientes fiéis são mais baratos de adquirir ou reter, têm maior valor de vida útil, indicam mais clientes e gastam mais em seus produtos ou serviços.

Quando Dune London começou a exibir conteúdo gerado pelo usuário de seu Instagram em suas páginas de detalhes de produtos e viu um aumento significativo em suas vendas como resultado:

“nas duas semanas após o conteúdo de clientes e blogueiros do Instagram ter sido trazido para as páginas de detalhes do produto, as vendas nas quais os compradores interagiram com o UGC aumentaram 82%.”

Duna Londres

Dica profissional

Uma boa maneira de incentivar o UGC é realizar um concurso e pedir aos usuários que postem uma foto, uma história ou um vídeo com uma hashtag especial no Facebook, Twitter ou Instagram. Foi assim que o Upwork fez no Instagram.

Outra maneira de incentivar o conteúdo gerado pelo usuário é pedir a seus clientes avaliações honestas e publicá-las nas mídias sociais. Mas pedir avaliações sem parecer muito autopromocional pode ser um pouco difícil. Confira o guia do Omnisend sobre como pedir avaliações por e-mail sem parecer muito vendedor ou promocional.

3- Tenha um desejo genuíno de ajudar

Se você começou seu negócio com o objetivo de lucrar, está perdendo como funciona a dinâmica do sucesso nos negócios. É verdade que o incentivo financeiro desempenha um papel importante em ter um negócio, mas o objetivo final de um negócio é oferecer uma solução para um problema que muitas pessoas têm. Este é o conceito conhecido como “product-market fit” no jargão de negócios: “estar em um bom mercado com um produto que pode satisfazer esse mercado”. Agora, se o seu produto não for uma solução sob demanda para um problema comum, não será uma boa opção para esse mercado e, obviamente, você não poderá ganhar dinheiro com ele.

O resultado final é que, se você deseja vender mais e ser lucrativo, precisará saber como ajudar genuinamente seu público a resolver o problema. Ironicamente, quanto mais você se envolve com seu público e tenta genuinamente oferecer soluções para seus problemas, mais você aumenta as vendas.

Quando a Close.com descobriu que seu concorrente, RelatedIQ, foi adquirido pela Salesforce e não suportava mais alguns países, eles entraram em uma conversa no Twitter e ofereceram uma solução honesta para o problema: eles ofereceram um produto que pode oferecer suporte a clientes internacionais. Felizmente, era o seu próprio produto.

Chanty, um software de comunicação e colaboração em equipe, prioriza as preocupações de seus clientes nas mídias sociais. Mile Živković, gerente de marketing da empresa, explica:

Nós nos envolvemos com nossos clientes e qualquer pessoa interessada em nosso produto sempre que temos uma chance. Eu diria que pelo menos 2-3 vezes por dia é o nosso padrão, especialmente hoje em dia quando temos muito tráfego vindo do Appsumo e canais semelhantes. . . As pessoas não confiam em marcas que não respondem nas redes sociais. Leva apenas alguns minutos e pode fazer maravilhas para sua visibilidade e confiança, porque outras pessoas verão você respondendo a alguém. Vi muitas conversões acontecendo porque estávamos lá para responder a tempo. Muitas vezes, as pessoas estão à beira de uma compra e só querem fazer uma última pergunta. Esteja lá e você fez algo incrível.

Mile Živkovic, Chanty

Dica profissional

Evite vender seus produtos o tempo todo e produza conteúdo que ajude e eduque seu público. A Beardbrand faz isso em seus anúncios no Facebook. Em vez de simplesmente promover seus produtos em seus anúncios, eles oferecem tutoriais em vídeo sobre cuidados com a barba.

Fonte: Sleeknote

Falando em posts não orientados para produtos nas mídias sociais, pode-se pensar em apoiar causas sociais/culturais/ambientais também. Everlane é uma “marca de roupas social e ambientalmente consciente”. Este é um de seus anúncios no Facebook que declararam as preocupações da empresa sobre o problema mundial do plástico.

Fonte: SociallyInfused

4- Evite técnicas obscuras

É fácil usar técnicas de marketing desonestas nas mídias sociais. Isso pode ser postar conteúdo falso sobre você ou seus concorrentes, usar iscas de clique para aumentar a CTR ou usar anúncios enganosos.

A verdade é: assim como técnicas de marketing honestas podem aumentar as vendas e expandir seus negócios, práticas desonestas e obscuras nas mídias sociais podem sair pela culatra. Isso pode ser mais profundo do que perder a confiança das pessoas.

Marcas famosas como Uber, Activia e Volkswagen foram multadas em milhões de dólares por causa dos anúncios enganosos. Em 2014, a Red Bull pagou US$ 10 a cada consumidor dos EUA que comprou a bebida desde 2002 apenas porque tinha o slogan “Red Bull te dá asas”, que era uma declaração falsa.

Alguns dos anúncios enganosos mais repulsivos e clickbaits estão acontecendo na publicidade móvel. O Chatmost colocou uma marca de sujeira em seu banner para que as pessoas tentassem limpá-lo e tocar no anúncio.

A Kaiwei Ni, uma fabricante chinesa de tênis, usou a mesma tática para levar as pessoas a clicar em seus anúncios. Desta vez, eles colocaram um fio de cabelo na imagem para enganar as pessoas a tocar na tela.

Os resultados dessas táticas nada mais foram do que a desconfiança das pessoas. Em pouco tempo, essas empresas se tornaram virais como exemplos de empresas que usam publicidade enganosa. Muitos subreddits estão falando sobre eles e eles foram mencionados em grandes publicações como Adweek por seus métodos obscuros.
Uma maneira melhor de tornar suas postagens interessantes e obter cliques é torná-las visualmente atraentes. A visualização de dados é uma maneira de fazer isso. Sempre crie visuais bonitos ao compartilhar dados nas mídias sociais. Confira como você pode criar belas visualizações de dados com a Venngage.

Uma chave de autenticidade frequentemente negligenciada:

Autenticidade traz confiança e engajamento. Mas construir confiança e engajamento nas mídias sociais é uma tarefa que exige trabalho e dedicação consistentes. Você não pode simplesmente entrar e sair das mídias sociais e esperar ser uma explosão. O que você precisa fazer é se envolver com as pessoas nas mídias sociais e postar conteúdo autêntico de forma consistente. Agora, para evitar passar o dia todo preparando e postando conteúdo nas redes sociais, você pode usar uma ferramenta de agendamento e automação de redes sociais como o Blog2Social. Ele ajuda você a organizar todas as suas contas de mídia social em um painel e obter informações holísticas sobre seu conteúdo e público. O envolvimento consistente do seu público nas mídias sociais é certamente uma ótima maneira de ser autêntico nas mídias sociais.

Mostafa Dastras é redator do The Digital Project Manager, um importante centro de recursos de gerenciamento de projetos digitais e comunidade administrado pela equipe de publicação digital independente da Black & White Zebra. Seu trabalho apareceu em algumas das principais publicações, como HubSpot, WordStream, SmartInsights, LeadPages, Sendinblue e MarketingProfs. Visite seu blog, LiveaBusinessLife ou entre em contato via social para se conectar com ele.

Fonte

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