Os blogs de negócios tornaram-se parte integrante da comunicação de mídia social corporativa. Um blog corporativo de sucesso pode aumentar o alcance e a visibilidade de uma empresa nos mecanismos de busca, fortalecer sua reputação e servir como centro de conteúdo para comunicação interna e externa.
Os blogs de negócios podem cumprir muitos objetivos corporativos. Com a ajuda de um blog corporativo bem organizado, as empresas podem:
- posicionam-se como especialistas,
- aumentar sua reputação perante clientes e parceiros,
- servir como um recurso importante para clientes e alvos,
- aumentar a fidelidade e o engajamento do cliente,
- apoiar a geração e conversão de leads,
- e fazer uma contribuição significativa para SEO e tráfego do site.
Por que os blogs são importantes para o seu negócio
Os blogs podem ajudá-lo a estabelecer sua empresa como um líder de pensamento do setor e podem desempenhar um papel importante na geração de leads, conversão e fidelidade do cliente:
- 81% das empresas relataram que seu blog de negócios é útil ou crítico para seus negócios.
- 71% dos blogueiros de negócios relatam que aumentaram sua visibilidade em seus setores.
- 69% das empresas atribuem seu sucesso na geração de leads aos blogs.
- A empresa média que bloga gera 55% mais visitantes no site, 97% mais links de entrada e 434% mais páginas indexadas.
- 56% dos blogueiros que mantêm blogs de negócios dizem que isso ajudou sua empresa a estabelecer uma posição como líder de pensamento do setor.
- As empresas que blogam obtêm 55% mais tráfego no site.
(Fonte: IMPACT)
No entanto, o sucesso dos blogs de negócios geralmente fica muito aquém das expectativas por vários motivos.
Por que os blogs corporativos falham
Muitos blogs de negócios lutam com baixa interação do leitor.
- 64% dos blogs corporativos não têm comentários.
- 5% dos blogs corporativos têm três ou mais comentários por artigo.
Razões do prefeito para a baixa interação em blogs de negócios:
- Baixa relevância do conteúdo: foco insuficiente em tópicos relevantes para o público-alvo.
- Inconsistência na publicação.
- Falta de distribuição e promoção de conteúdo.
A incompatibilidade entre conteúdo e marketing
A baixa relevância do conteúdo é causada por conteúdo que não está adaptado aos interesses e ao comportamento de busca de clientes em potencial que buscam informações sobre desafios comuns de negócios. Enquanto 75% dos tomadores de decisão de negócios procuram ideias e inspiração substanciais, 93% dos profissionais de marketing continuam a comunicar conteúdo diretamente relacionado a produtos e serviços.
Os clientes empresariais estão particularmente interessados em:
- Dicas e conselhos (90%).
- Listas de verificação ou instruções (88%).
- Relatórios, estudos e tendências do setor (81%).
47% dos compradores B2B tendem a ler de 3 a 5 postagens de blog ou peças de conteúdo antes de conversar com um vendedor (Fonte: DemandGenReport). No entanto, se você não tiver uma estratégia de marketing de conteúdo, seu conteúdo provavelmente não atingirá o alvo.
Se um blog de negócios está configurado como centro de comunicação corporativa, ele não pode servir apenas como veículo de conteúdo. Pode ser o campo base para criação de conteúdo, distribuição de conteúdo e engajamento social. Usado dessa forma, ele alimentará sua estratégia de marketing de conteúdo e até economizará tempo, dinheiro e recursos para a criação de conteúdo.
O conteúdo é rei
Uma estratégia de marketing de conteúdo para comunicação corporativa precisa mudar o foco do conteúdo diretamente relacionado a produtos, serviços ou a própria empresa, para o conteúdo que clientes e prospects estão realmente procurando.
O objetivo do conteúdo é atrair e não empurrar clientes e prospects para um produto ou serviço.
O conteúdo também se tornou um fator chave para a otimização de mecanismos de busca (SEO). Com a crescente complexidade dos algoritmos dos mecanismos de pesquisa, a visibilidade do conteúdo depende principalmente do comportamento de pesquisa individual e do interesse atual dos usuários. A otimização do conteúdo para o comportamento de pesquisa de cada cliente deve desempenhar um papel vital no processo de criação de conteúdo.
Uma estratégia de conteúdo sustentável fornecerá um recurso valioso de conteúdo substancial e útil para clientes e prospects. Conteúdo que contém:
- Respostas a perguntas-chave (ou seja, problemas que surgem em vendas e suporte).
- Soluções para problemas e desafios comuns na indústria.
- Conhecimento interno, dicas e estudos de caso de outros clientes.
A frequência importa!
A consistência na publicação de novas postagens no blog é fundamental para aumentar o tráfego do blog e reter o leitor:
Fonte: Dan Zarrella, A ciência do mercado
O tempo é mel
A maioria dos leitores de blogs são “pessoas da manhã” e tendem a ler blogs no início da manhã. Se você publicar seu conteúdo durante o horário da manhã, terá boas chances de obter mais atenção para seu conteúdo.
Dan Zarrella encontrou os seguintes padrões sobre publicação e compartilhamento de blogs.
- Os leitores do blog são 79% mais propensos a ler pela manhã.
- A leitura do blog atinge o pico por volta das 10h.
- A melhor hora para o blog para visualizações de página é segunda-feira entre 8 e 11 horas.
- A melhor hora para blogar para aumentar o engajamento é no sábado, entre 8 e 11 horas.
Marketing de blog e promoção de blog
A maneira mais fácil de promover o conteúdo do seu blog de negócios na internet é através das mídias sociais. Existem ferramentas e plugins de marketing e automação de mídia social para vincular seu blog diretamente às mídias sociais, para que você possa distribuir o conteúdo para redes sociais como Twitter, Facebook, LinkedIn, Instagram, Pinterest e YouTube.
O marketing de mídia social bem-sucedido não é apenas divulgar seu conteúdo para o mundo, mas também dedicar tempo para se envolver ativamente com as comunidades sociais. Mesmo que você compartilhe o mesmo conteúdo em vários canais, você precisa abordar cada comunidade de uma maneira um pouco diferente para incentivar o feedback e a interação.
Lembre-se desses critérios essenciais ao selecionar suas ferramentas de automação de mídia social. Cada rede oferece diferentes opções para apresentar conteúdo e cada comunidade reage de forma diferente a conteúdos e formatos específicos. Configurar uma estratégia de promoção cruzada de mídia social pode ajudá-lo a descobrir a melhor maneira de incentivar o engajamento em todos os canais sociais.
Compartilhar seu conteúdo com habilidade em vários canais ajuda a aumentar consideravelmente seu alcance e vida útil. Além disso, a mídia social, em particular, também é um canal valioso de feedback e fonte de questões e discussões atuais, que por sua vez podem servir de entrada para novos conteúdos.
Resumo
A comunicação corporativa bem-sucedida com blogs corporativos pode desempenhar um papel fundamental no estabelecimento da posição de uma empresa como líder de pensamento do setor. Um blog corporativo de sucesso atrairá mais visitantes do site, gerará mais leads e converterá novos clientes. Blogs corporativos com uma sólida estratégia de marketing de conteúdo também podem criar mais links de entrada e mais páginas indexadas para maior visibilidade na rede.
Outras leituras para o sucesso do seu blog
No entanto, um blog corporativo precisa ser configurado como um laboratório de criação de conteúdo estratégico e um centro de recursos, bem como um hub central para engajamento social para se tornar o hub principal de sua estratégia de marketing de conteúdo corporativo.
Melanie Tamblé é cofundadora e co-CEO da Adenion GmbH. Ela é uma especialista experiente em marketing de conteúdo e mídias sociais.
Adenion GmbH é especializada em serviços e ferramentas online para blogueiros, empresas e agências de qualquer tamanho para apoiar suas tarefas de marketing online e distribuição de conteúdo na web.
Blog2Social como WordPress Plugin e WebApp permitem publicação automática, agendamento e promoção cruzada rápida e fácil de postagens de blog, artigos, links, imagens, vídeos e documentos em vários sites de mídia social.
As postagens de mídia social serão automaticamente transformadas em um formato personalizado para cada plataforma social e agendadas automaticamente para o melhor horário. A postagem de mídia social pode ser visualizada e adaptada com formatos de postagem individuais, imagens ou comentários pessoais – tudo em uma etapa fácil.