Já pensou em usar estudos científicos para suas vendas? Vem que a gente te mostra como!
Você sabe o que leva as pessoas a comprarem seus produtos? Você consegue definir suas vendas consumidor se por causa da necessidade da ou sua empresa oferece um produto que supre um desejo de consumo dos compradores?
O estudioso Ale Smidts, professor de pesquisa mercadológica na Escola de Administração de Roterdãcunhou o termo neuromarketing para definir o campo de pesquisa que estuda o comportamento dos consumidores a fim de facilitar o processo de vendas.
As pesquisas são reveladas o que levam as pessoas a adquirirem um produto determinado. Série Projeto? Uma necessidade? A forma como você se comunica com o leitor? Ou seriam tendências e o medo de ser definido como fora de mercado?
Gustavo Ferreira, especialista em marketing e digital Copiadoraensina em seu livro “Gatilhos Mentais” ferramentas de marketing poderá melhorar as vendas. Essas ferramentas são cópias capaz de ativar no cérebro do consumidor o desejo e a necessidade de realizar a compra.
Continue a leitura para descobrir mais sobre esses gatilhos capazes de fazer um comprar qualquer seu produto!
1. Mostre credibilidade
Quem nunca pediu uma indicação para um amigo ou pai sobre qual marca comprar ou qual produto adquiriu? Ninguém quer gastar dinheiro com algo e depois se arrepender, por esta razão, as pessoas compram de marcas que elas conhecem e confiam.
Dessa forma, para ganhar confiança é necessário mostrar credibilidade, fazer com que os clientes vejam que sua marca é autoridade no que oferece.
Veja a diferença entre os seguintes exemplos apresentados por Gustavo Ferreira:
“A melhor limpeza de janelas da região”.
“Limpo janelas de prédios usando o produto X e a tecnologia exclusiva Deep Clean, que permite limpar 2 m² de janelas por minuto. Como uma janela média de prédio possui 5 m², em apenas 2, 5 minutos ela é completamente limpa.”
Pensando nisso, escolha para sua empresa uma comunicação que transpareça e descreva o valor que seu produto ou serviço oferece. Dessa forma, seus clientes entendem o que eles realmente estão adquirindo.
2. Prove seus resultados
Não tente conquistar a confiança com a dica anterior sem provar seus resultados.
Você pode usar, para divulgar seu serviço ou produto, uma prova social, ou seja, o depoimento de algum cliente. Mas também há a possibilidade de colocar o que você oferece em um vídeo e deixa um campo para que entrem em contato caso queiram saber mais.
No livro “Gatilhos Mentais” é elucidado que:
“Mesmo se você não pode fazer a sua comunicação, só por provar que o que você diz é verdade, já pode vender.“
3. Explore as emoções
Nem sempre compramos movidos pela razão. Na, graças ao capitalismo, somos realmente determinados pelo desejo de comprar.
Pensando nisso, um gatilho mental essencial para conquistar clientes é estimular seu desejo de compra através de suas emoções.
Gustavo Ferreira pontua:
“Se você explorar os ‘sete pecados capitais’, saberá quais emoções ativar. Seu cliente não quer um carro. Ele quer prazer, luxo, quer a atenção das mulheres e a inveja dos homens. Quer ter a sensação de ser dono do próprio nariz.”
Portanto, estude a fundo qual emoção você deseja despertar em seu cliente para que sua comunicação seja efetiva. Utilize os elementos que aguçam a imaginação para que o cliente imagine uma satisfação que terá após adquirir o seu produto.
4. Limite como opções de seus clientes
Já chegou numa loja e ficou confuso sobre qual produto escolher porque uma gama de variedades era enorme?
Gustavo Ferreira explica que a chance de realizar uma compra em um estabelecimento que possui um número pequeno de opções é maior, por esta razão é necessário limitar as opções do cliente para permitir uma tomada de decisão.
Dessa forma, uma ótima estratégia é mostrar apenas uma oferta para o cliente para que ele não compare preços e produtos e tome uma decisão rápida.
5. Aplique uma técnica de contraste
Analise o seguinte exemplo de anúncio e veja se não te soa familiar?
“Esse produto pode ser vendido por R$ 3 milhões, mas você não vai pagar esse valor e nem mesmo a metade dele. Para ter acesso a tudo isso você vai investir apenas R$ 800,00”.
A técnica de contraste mostra a referência de preço e diminui o valor, mostra para o cliente o benefício de compra. Porém, não tente ser espertinho! Não engane o cliente com contrastes absurdos e fora da real faixa de preço.
Essa técnica é eficaz para promoções e campanhas específicas.
Lembre-se também de manter apenas por um período determinado, final, se durar muito, deixa de ser promocional, certo?
Aprenda a encantar seus clientes!
O mundo está cheio de estratégias de marketing para permitir o processo de vendas de uma empresa.
E para que você tenha em suas mãos apenas as melhores, selecionamos as estratégias que foram estudadas como fundo e provaram sua diligência.
Se aprofunde mais no campo do neuromarketing e aprenda como usar os botões acionadores a seu favor!
Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4Youuma plataforma que hoje oferece os melhores resumos de livros dos maiores vendedores da, e tem como principais que se encaixam no dia do Brasil e dos usuários!

Bacharel em Ciência da Comação e Pós-Graduação em Gestão de Projetos (FGV), possui experiência de mais de 16 anos na área de desenvolvimento de software/projetos e experiência de mais de 12 anos em marketing digital, características de destaque como inbound marketing, blog, email marketing, análise de resultados, mídias sociais, SEO e compra de mídia paga para empresas nacionais e globais de vários segmentos.
Cofundador da LAHAR e atualmente também é mentor de startups no programa do governador Inovativa Brasil e de algumas aceleradas como Sevna e Pluris.
Siga-o no Instagram: https://www.instagram.com/rodrigo.tucunduva/