5 de dezembro de 2017.
Kevin Systrom e Mike Krieger tiveram uma plataforma de um mês social que teve o compartilhamento e interação simultânea de fotos e vídeos em apenas uma, com design simples e poucas ferramentas. Nascia assim o Instagram, maior rede social do segmento. O que nasceu para ser um dos tantos aplicativos que eram mais lançados junto aos modernos smartphones, tornou-se um dos principais casos de marketing digital. Se pudermos resumir o sucesso que o Instagram trouxe para a divulgação online de conteúdos digitais, em apenas uma palavra, seria ‘simplicidade’. Mas, não é só isso.
Histórico de sucesso
Efetivamente, o que explica o Instagram ter se uma ferramenta tão importante no marketing digital das empresas? O poder de sempre inovar. Se você é usuário da rede social desde que ela foi fundada há mais de sete anos, sabe: cada atualização recente uma novidade e isso é primordial para que uma rede social cresça e se consolide no mercado. Reunir compartilhamentos de fotos, vídeos que podem incorporar um padrão do usuário de streaming, e como suas próprias mensagens entre histórias – que o Instagram chegasse onde chegou a histórias.
E é a partir do momento que o bilionário Mark Zuckerberg, criador do Facebook, adquire uma rede social de fotos que o Instagram torna um dos maiores cases de sucesso do marketing digital. Isto é uma expertise do programador e porque se foca em situações que podem ser capazes de sua equipe social o máximo possível de políticas públicas sem seus aplicativos e redes de publicidade. Foi assim que o Instagram se consolidou e hoje pode ser a melhor alternativa para divulgar os produtos da sua empresa.
Grandes empresas investindo na rede social
A trilha do sucesso é mais evidente quando seguimos como pegadas dos gigantes. E o Instagram pode ser uma das principais ferramentas de marketing digital quando empresas que investem milhões em publicidade migram seus conteúdos para lá. O melhor é a Nike: a marca esportiva americana ‘chegou chegando’ na rede social e já mostrou como ser eficiente na divulgação de conteúdo. Distribuiu perfis, cada um com uma maior causa ou produto específico, permitindo interação dos usuários.
Isso, claro, chamou a atenção dos gestores da rede social, que começou a delimitar como seriam campanhas publicitárias dentro do próprio site ou aplicativo. Surgia, assim, o Instagram Ads que, em pouco tempo, ultrapassou o engajamento digital em campanhas que redes sociais com quase o mesmo número de usuários, como o Twitter, tinham. Nascia a forma como entendemos os anúncios atuais do Instagram e sua avaliação que podem fazer uma campanha de cola.
Adaptação para mudanças
O Instagram muda. E constantemente. Seus amigos e mudanças estruturais. Isto permite que mais setores invistam no Instagram, pois trazem novidades a momentos planejados para trazer novidades que redes sociais. E, ao longo dos anos, foram muitos, com uma tendência de continuar mudando.
Isso explica porque muitas empresas têm no Instagram o seu maior case de marketing digital: elas acompanham as mudanças e se adaptam ao que a rede social oferece. Na outra ponta, campanhas desastrosas continuam insistindo em modelos já ultrapassados – e antiguidade é só em foto de museu quando o assunto é Instagram.
Números que evidenciam o sucesso
Se ainda restam dúvidas sobre o sucesso desta rede social, que tal comparar como receitas de publicidade com outros gigantes da internet? Em 2015, quase dois anos após o começo dos anúncios, o Instagram ultrapassou o Twitter e até o poderoso Google (sim, o mesmo que conta com o AdWords), em receita. Foram quase US$ 600 milhões, que a empresa nasceu com um futuro promissório. Hoje, tirando a principal rede social planeta, é a segunda maior responsável pelos lucros do Facebook Inc.
Ou seja: o case de marketing digital que estamos falando aqui é consolidado e como empresas percebem isso. Quando os anúncios foram liberados para o Stories e o Live, os anunciantes em 2016, que foram invocados para um milhão em 2017. Segundo dados do próprio Instagram, quase 100 milhões de perfis entraram em contato ou interagiram com anúncios de produtos.
Panorama atual
Consolidado como uma das principais ferramentas de marketing digital do mundo todo sendo, talvez, o principal caso de anúncios que deram certo, é preciso ficar atento como o Instagram trabalha com suas publicidades e como se dá o alcance deles nos dias atuais. A rede social passou a dar maisinporte para perfis’, de ‘médios que são denominados como ‘no permitido’ dos microfluenciadores dos meios de comunicação social. Aliar a marca da empresa a perfis que fazem sucesso relativo no Instagram parece ser a mina de ouro de organizações que comuniquem anúncios no Instagram.
Contudo, o mais importante é algo que parece evidente, mas que cresce principalmente em dispositivos móveis: o Instagram uma média maior que qualquer outra rede social – nos móveis. Ele nasceu com essa proposta e não abandonou, ao longo de sete anos, esta prática de poucos para suas funcionalidades e, consequentemente, seus anúncios. Por isso o Instagram é um caso de sucesso: apostou em um mercado de smartphones que, há cerca de cinco anos, ficou tão acessível que foi possível atingir pessoas conectadas a aparelhos móveis.
Seja um caso como o Instagram
Conhecendo mais sobre o histórico de sucesso desta rede social, é a vez de transformar sua empresa em caso de sucesso em seu segmento de mercado. O marketing digital já deixou de ser promessa de uma década: hoje, é muito mais eficaz para inúmeras empresas que lojas físicas ou publicidade já defasadas. Conhecendo como nasceu, cresceu e se consolidou o Instagram, você pode criar conteúdo sob medida para anunciar em quem entende do assunto. Assim, quem sabe, o próximo caso de sucesso do marketing digital não seja a sua empresa!