Escrito por Shane Barker
Empreendedores e empresários amam o Instagram.
Por quê?
A plataforma possui 1 bilhão de usuários ativos mensais, com 90% deles seguindo uma conta comercial. Ele está passando lentamente de um aplicativo de fotos para uma ferramenta que empresas, grandes e pequenas, podem usar para promover seus serviços e produtos.
O que mais?
Quando usado para marketing de comércio eletrônico, o Instagram permite que você vá onde os clientes em potencial estão, conscientize-os sobre seus produtos e os incentive a comprar. O Instagram também ajuda a direcionar o tráfego para o seu site e oferece uma vantagem competitiva.
Ainda não está convencido?
Vamos dar uma olhada em várias razões pelas quais o marketing do Instagram pode levar ao sucesso do comércio eletrônico.
Por que você deve usar o marketing do Instagram para impulsionar sua estratégia de comércio eletrônico
Você sabia que as pessoas usam o Instagram para se inspirar e descobrir coisas com as quais se importam?
60% dos usuários o usam para descobrir novos produtos, com mais de 200 milhões de usuários visitando pelo menos um perfil comercial diariamente.
Incrível, certo?
Portanto, não há razão para você ignorar a plataforma.
Aqui estão algumas das razões pelas quais o marketing do Instagram é a chave para o sucesso do comércio eletrônico:
1. A Natureza Visual do Instagram
A natureza visual do Instagram o diferencia de outras plataformas de mídia social. Ele oferece grandes oportunidades para mostrar seus produtos de comércio eletrônico.
Você pode usar vídeos, fotos, histórias do Instagram, IGTV, vídeos ao vivo e até bobinas para levar sua mensagem para casa.
Ao aproveitá-los, você pode alcançar seu público-alvo no Instagram e aumentar seu alcance e engajamento. Isso, por sua vez, pode trazer mais tráfego para seu site e gerar vendas.
No entanto, certifique-se de adotar uma estética para sua marca e cumpri-la. Descubra quais cores funcionam para o seu negócio e incorpore-as em todas as suas postagens.
Um bom exemplo seria a conta do Instagram @almostmakesperfect. Molly Madfis, uma blogueira de estilo de vida, incorpora paletas neutras em cada uma de suas postagens e mantém a consistência na paleta.
Você também deve encontrar um tema que melhor represente sua marca em termos de assunto, estilo, cor, filtros, sobreposições de texto, etc. Todo tipo de conteúdo que você postar deve oferecer valor e se adequar ao tema escolhido.
Mas isso não é tudo.
Se você deseja criar uma conta de sucesso no Instagram para sua pequena empresa, precisa:
- Otimize suas fotos para que sejam claras, interessantes e chamativas.
- Publique conteúdo novo de forma consistente, pois o algoritmo do Instagram considera a atualidade ao exibir conteúdo.
- Publique quando seu público for o mais receptivo.
- Use vários tipos de postagem. Experimente vídeos, IGTV, Stories, imagens, vídeos ao vivo, etc.
- Use hashtags estrategicamente.
2. Usuários engajados com uma mentalidade de compras
Um estudo descobriu que 42% dos adultos nos EUA visitam o Instagram várias vezes ao dia, enquanto 21% visitam cerca de uma vez por dia.
Uma vez no site, eles usam a plataforma para pesquisar produtos antes da compra. 87% deles também disseram que agiram depois de ver as informações do produto. Alguns seguiram uma marca, visitaram seu site ou fizeram uma compra.
Com cada um desses momentos, o Instagram oferece ao seu negócio de comércio eletrônico a chance de impulsionar a ação.
Então, como você pode alavancar esse público engajado?
Use as seguintes técnicas de marketing:
Otimize seu perfil: Certifique-se de que sua biografia mostre a voz da sua marca e os produtos ou serviços que você oferece.
Tenha uma estratégia de Instagram: Entenda quem é seu público-alvo e que tipo de conteúdo eles gostam. Defina suas metas de marketing do Instagram e configure métricas para ajudá-lo a medir o desempenho.
Tenha uma estratégia de conteúdo estelar: Use fotos, vídeos e histórias atraentes para promover sua marca. Use frases de chamariz persuasivas e as hashtags certas. Lembre-se, sua estratégia de conteúdo é o que vai te ajudar a melhorar seu conteúdo na plataforma e gerar engajamento do público.
Envolva seu público: Aprecie o interesse do seu público respondendo a eles, curtindo seus comentários e respondendo às suas mensagens. Você também pode executar campanhas de hashtag e apresentar conteúdo gerado pelo usuário em seu feed para envolver seu público.
3. Ferramentas de marketing do Instagram
O Instagram oferece várias ferramentas que facilitam para você fazer com que seus clientes-alvo comprem da sua marca. Esses incluem:
Compras e checkout no Instagram
O Instagram Shopping oferece ao seu público uma vitrine imersiva onde eles podem explorar produtos. Ele transforma seu feed em uma loja de comércio eletrônico.
Uma conta do Instagram Shopping permite que você marque seus produtos em posts e Stories. Você pode direcioná-los ao seu catálogo para que eles possam concluir a transação lá.
O Instagram Checkout, por outro lado, torna a experiência de compra perfeita para seus clientes. Eles podem comprar produtos sem precisar visitar seu site de comércio eletrônico.
Tudo o que eles precisam fazer é digitar seus detalhes e endereço de entrega na primeira vez que fizerem o checkout. Eles podem selecionar facilmente os produtos de que gostam, escolher um tamanho ou cor e continuar a finalizar a compra sem sair do aplicativo.
Anúncios do Instagram
Os anúncios do Instagram ajudam você a aumentar o reconhecimento da sua marca, ajudando você a alcançar um público mais amplo.
No entanto, para que isso funcione, você precisa escolher o formato de anúncio correto. Cada formato de anúncio no Instagram oferece diferentes opções de posicionamento e tem seus respectivos objetivos.
Link na Bio
O Instagram também ajuda a direcionar o tráfego para seu site de comércio eletrônico. Tudo o que você precisa fazer é adicionar um link para sua loja online em sua biografia. Você pode pedir ao seu público para verificar este “link na bio” para direcionar o tráfego para o seu site.
4. Insights do Instagram
Com uma conta comercial, você pode acessar informações no Instagram. Essa ferramenta permite que você veja quando seu público está ativo, suas postagens populares no Instagram, alcance da conta e impressões. Você também pode comparar suas postagens e anúncios originais para descobrir se seus esforços pagos funcionaram.
Ao obter essas informações detalhadas, você pode descobrir como melhorar seus resultados.
No entanto, o Instagram Insights oferece apenas uma visão geral básica das análises.
Para uma auditoria mais aprofundada da sua conta do Instagram, você pode aproveitar ferramentas de terceiros como o Combin.
A auditoria InstaCheck deles oferece uma visão abrangente do seu perfil do Instagram, incluindo estética, marca, engajamento e conteúdo. Eles também fornecem recomendações sobre o que você precisa melhorar ou alterar para aumentar sua presença online.
O que mais?
Você pode solicitar uma auditoria dos concorrentes para examinar seus pontos fortes e fracos.
Pronto para desbloquear o sucesso do comércio eletrônico?
O marketing do Instagram é uma das melhores maneiras de expandir seus negócios de comércio eletrônico.
Como proprietário de uma loja de comércio eletrônico, o Instagram pode ajudá-lo a alcançar seu público-alvo e promover seus produtos usando várias ferramentas de negócios. O formato visual do aplicativo também facilita a apresentação de produtos de sua loja virtual e a construção de sua presença online.
Você tem alguma dúvida sobre os pontos mencionados acima? Se sim, deixe-nos saber nos comentários.
sobre o autor
Shane Barker é consultor de marketing digital especializado em marketing de influenciadores, marketing de conteúdo e SEO. Ele também é cofundador e CEO da Content Solutions, uma agência de marketing digital. Ele consultou empresas da Fortune 500, influenciadores com produtos digitais e várias celebridades de primeira linha.