Conforme você navega pelo Instagram™, você verá muito o termo “algoritmo”. Mas o que isso realmente significa? Mais importante, como isso afeta seu engajamento com seus seguidores? Continue lendo esta postagem do blog para descobrir como o algoritmo Instagram™ funciona.
O que é o algoritmo do Instagram™?
Primeiro, vamos falar sobre o que realmente é o algoritmo do Instagram™. Essencialmente, o algoritmo do Instagram™ é um conjunto de regras e cálculos que o Instagram™ usa para organizar o conteúdo que os usuários do Instagram™ veem.
Muitas vezes, você ouvirá pessoas prometendo truques e dicas que o ajudarão a “vencer” o algoritmo do Instagram™. Mas esses atalhos geralmente ficam aquém do seu objetivo real, que é se conectar com mais pessoas no Instagram™. Em vez disso, meu objetivo é que você trabalhar com (não contra) o algoritmo Instagram™.
Ao criar conteúdo do Instagram™ e se envolver com o algoritmo em mente, você descobrirá que ele pode realmente ajudá-lo a alcançar muito mais pessoas. Mais importante, pode ajudá-lo a se conectar com seu público ideal. Isso é um dos melhores maneiras para converter seguidores em compradores.
4 fatores-chave que afetam o algoritmo do Instagram™
Agora, vamos falar sobre os principais fatores que afetam o algoritmo do Instagram™. Aqui estão as quatro coisas que você deve ter em mente ao criar conteúdo e interagir com seus seguidores.
Relevância
Isso significa que você precisa criar conteúdo do Instagram™ que seja relevante para os interesses de seus seguidores. Quando você cria postagens e vídeos do Instagram™ que as pessoas desejam curtir ou comentar, ele terá uma classificação mais alta no feed do Instagram™. Como o Instagram™ conhece seus interesses? Uma maneira é que o Instagram™ analisa os gêneros de conteúdo (ou seja, viagens, comida, moda, etc.) com os quais você interagiu no passado.
Pesquisas diretas
O Instagram™ acompanha seu histórico de pesquisa. A plataforma coleta dados de curtidas, comentários, pesquisas anteriores e locais de postagem para sugerir conteúdo relevante para os interesses das pessoas. Isso afeta o que as pessoas veem no feed do Instagram™ e na página de exploração.
Salvar em coleções
Lembra de todas as postagens do Instagram™ que você salvou? Bem, o Instagram™ também coleta esses dados. Quando você salva uma postagem que informa ao Instagram™ que deseja mais informações sobre esse conteúdo no futuro. É por isso que incentivar as pessoas a salvar suas postagens é uma estratégia eficaz de crescimento.
Tempo gasto
A partir do minuto em que você abre o aplicativo, o Instagram™ acompanha cuidadosamente o que as pessoas estão fazendo. Isso inclui o tempo gasto visualizando uma postagem específica ou passando por ela. Isso ajuda o Instagram™ a entender melhor o conteúdo que você deseja ver mais no futuro e o conteúdo que prefere pular.
Como trabalhar com (não contra) o algoritmo do Instagram™
Agora que você entende como o algoritmo do Instagram™ funciona, vamos falar sobre como você pode trabalhar com (não contra). Há muitas coisas a serem lembradas ao criar conteúdo do Instagram™.
Mas o mais importante é considerar “O que há nele para eles” (WIIFT). Por que seus seguidores devem se importar com o que você está compartilhando? O que você compartilha no Instagram™ deve estabelecê-lo como a pessoa de referência em seu nicho de mercado. Também deve ajudar alguém a se sentir conectado a você.
Agora, isso não significa que você precisa parar de compartilhar conteúdo pessoal. Mas isso significa que você deve compartilhar conteúdo que desperte o interesse de seus seguidores. Quando você vem de um lugar de WIIFT, você está realmente trabalhando COM o algoritmo do Instagram™.
Vamos decompô-lo…
- Quando alguém obtém valor do seu conteúdo do Instagram™… Eles o SALVAM para referência futura.
- Quando alguém obtém valor do seu conteúdo do Instagram™… Eles COMPARTILHAM com seus amigos.
- Quando alguém obtém valor do seu conteúdo do Instagram™… Eles se engajam com comentários e curtidas.
- Quando alguém extrai valor do seu conteúdo… Eles passarão mais tempo no seu perfil e “maratonarão” suas postagens.
É assim que você converter seguidores em compradores. Em última análise, as pessoas compram de pessoas e marcas em que confiam.
Em vez de sempre tentar fazer a venda difícil, que NÃO funciona, construa um relacionamento com seus seguidores. Uma vez que eles confiam em você, é muito mais provável que estejam interessados no que você está vendendo.
Por exemplo, dê uma olhada no que meu aluno RSG Catarina atende sua comunidade no Instagram™. O seu negócio centra-se na partilha de receitas de jantares em família e na importância dos jantares em família. Mais especificamente, Caterina sabe que seus seguidores são pais ocupados que estão tentando entender melhor como fazer dos jantares em família parte de suas rotinas semanais.
Neste post do Instagram™, por exemplo, Caterina está compartilhando como transformar sobras em outros pratos ao longo da semana. Este é o conteúdo que Caterina sabe que as pessoas vão querer salvar e compartilhar para que possam consultá-lo mais tarde. Não se trata apenas do que cozinhar para o jantar, trata-se de iniciar uma conversa com seus seguidores.
Conclusão: dê às pessoas um motivo para continuar voltando à sua conta do Instagram™!
Descubra mais maneiras de atrair mais seguidores ou comprar seguidores no Instagram™
Esta é apenas a ponta do iceberg de como você pode engajar melhor seus seguidores do Instagram™. Tire um tempo para descobrir como interagir melhor com seus seguidores sem a complexa criação de conteúdo.