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As 10 principais dicas de como crescer no Instagram para pequenas empresas

Go Followers por Go Followers
18/05/2022
em Nosso Blog
Tempo de Leitura: 12 minutos
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Aprender a usar o Instagram para o crescimento de pequenas empresas pode ser crucial para o sucesso. O Instagram é a quarta plataforma de mídia social mais popular do mundo, atrás apenas do Facebook, Youtube e Whatsapp. Com quase 1,5 bilhão de usuários ativos, o Instagram possui um alcance mais amplo do que o Reddit, Twitter e Pinterest combinados, tornando o crescimento do Instagram uma estratégia de destaque para os resultados da sua empresa.

Sua empresa está alcançando esse grande público de forma eficaz?

Mesmo que você não se considere um “influenciador”, o crescimento do Instagram para sua pequena empresa ainda pode ser poderoso. Tudo, desde vídeos curtos até imagens legendadas, pode ser usado e reutilizado, envolvendo seu público com conteúdo relevante que eles não encontram em muitos outros lugares.

Veja a campanha Dream Runner da Old Spice de 2016 como exemplo. Em vez de simplesmente pedir ao público para “curtir” e “comentar” as postagens, eles pediram às pessoas que criassem uma postagem própria. Mais especificamente, eles pediram às pessoas que percorressem uma rota na forma de um dos prêmios da Old Spice e usassem um GPS para rastreá-la em um mapa. Depois de enviar sua foto para o Instagram, eles usaram a hashtag #runoldspice para entrar no concurso.

Trabalhando lado a lado com os principais influenciadores relevantes para seu nicho, a Old Spice conseguiu aumentar o reconhecimento de sua marca e promover uma nova linha de produtos. E a equipe de marketing da Old Spice fez tudo isso aproveitando o desejo natural dos humanos de fazer parte de uma comunidade.

Essa comunidade é o que a mídia social é conhecida, e o Instagram fornece uma saída criativa para o seu público participar. Não importa se você é um insta-veterano ou um insta-novice, você pode aproveitar o Instagram para engajar sua base de clientes ideal e aumentar sua contagem de seguidores rapidamente com a abordagem certa.

Índice

Dicas de crescimento do Instagram para pequenas empresas

1. Conheça sua plataforma

Você não poderá maximizar os recursos do Instagram a menos que esteja familiarizado com tudo o que ele pode fazer.

Como qualquer outra plataforma de mídia social, o crescimento do Instagram tem tudo a ver com criação e distribuição de conteúdo. Mesmo que seja cercado por conteúdo baseado em imagem e vídeo, você pode ser extremamente criativo na forma como utiliza essa mídia.

Conheça sua plataforma
Conheça sua plataforma

Instagram Reels

O Instagram Reels, por exemplo, são vídeos curtos que você pode sobrepor com realidade aumentada, música e legendas. A duração típica de um único rolo pode durar de 15 a 60 segundos, e você pode até criá-los com antecedência para enviar mais tarde.

Instagram Stories

As histórias do Instagram são outro recurso. Enquanto você só pode compartilhar o formato baseado em vídeo com Reels, as histórias do Instagram permitem que você compartilhe conteúdo de texto, como postagens escritas e links. Infelizmente, as histórias têm um limite de tempo associado a elas: após 24 horas, elas desaparecem.

O Go Followers permite comprar visualizações reels e visualizações stories com apenas 2 cliques. Clique aqui para começar e levar seu Stories do Instagram para o próximo nível! ????

2. Otimize e seja verificado

Tanto os Reels quanto os Stories permitem que você coloque links dentro de suas postagens para gerar tráfego externo para um site ou loja de comércio eletrônico. Mas se você planeja expandir sua marca, precisará criar uma conta completa, completa com verificação e um perfil otimizado.

Com uma presença online legítima, ser verificado é rápido e fácil. Basta clicar no botão de configurações na guia do seu perfil e pressionar “solicitar verificação” no menu da conta. Ser verificado garante que sua marca permaneça protegida; quem te segue sabe que não está lidando com um impostor.

Otimizar seu perfil é um pouco mais sutil:

  • Lembre-se de que seu nome de usuário é diferente do nome da sua conta. Escolha um termo rico em SEO para o seu campo de nome que dirá aos usuários o que você realmente faz
  • Preencha sua biografia (mas não encha) com hashtags relacionadas e outras contas com as quais você está fazendo parceria. Essa não é apenas uma ótima maneira de tornar sua conta mais visível, mas você também pode aumentar seu público estabelecendo parcerias.
  • Você só recebe um link na sua biografia, então faça valer a pena. Embora você possa optar por direcionar seu público para sua página inicial, também pode usá-lo para uma página de eventos ou promoções, dependendo dos esforços atuais no Instagram.
  • Não se esqueça das mensagens! Entrar na DM de alguém não é apenas uma ótima maneira de entrar em contato com celebridades, mas também pode ser perfeito para responder a perguntas de clientes e solicitar feedback. Não se esqueça de enviar mensagens! Entrar no DM de alguém não é apenas uma ótima maneira de entrar em contato com celebridades, também pode ser perfeito para responder a perguntas de clientes e solicitar feedback.

3. Tenha uma estética consistente

Certificar-se de que sua marca tenha a mesma aparência de plataforma para plataforma é uma obrigação. Sua marca não apenas estabelecerá confiança com seu público, mas também a tornará mais memorável. E quando uma marca é memorável, isso significa mais dinheiro adicionado ao seu resultado final.

brand consistency boosts revenue

Então, como você mantém sua marca consistente em todos os seus canais? Vai além de simplesmente ter o ícone do logotipo, paletas de cores e tipos de fonte corretos. Ele precisa ser memorável à primeira vista, da mesma forma que os Arcos Dourados do McDonald’s fazem você entender instantaneamente o que está vendo (e como isso pode aliviar sua fome).

Considere como suas mensagens aparecem em seus e-mails, site e plataformas de mídia social. Se o seu guia de estilo usa um determinado tipo de filtro, lembre-se de usá-lo ao postar em outros canais. Certas ferramentas podem ajudar com isso; O Picsart, por exemplo, pode adicionar efeitos fotográficos de qualidade às suas postagens.

4. Publique conteúdo gerado pelo usuário ou escreva histórias de usuários

Decidir com que frequência postar no Instagram pode mudar dependendo de quantos seguidores você tem. Principalmente dois especialistas defendem que uma empresa com 1.000 a 250.000 seguidores deve conseguir algo entre 2 a 3 vezes por dia.

Isso pode cansar. Para ajudar a construir um portfólio de conteúdo – e aumentar ou engajamento – você deve considerar fortemente postar e compartilhar conteúdo gerado para seu público. Não necessariamente está contido na opinião do usuário (pode ser também uma mina de ouro), mais histórias mostrando seu produto na ação de um consumidor.

Uma loja de sapatos, por exemplo, pode compartilhar um vídeo de alguém correndo a Maratona de Boston em seus sapatos. Uma oficina offroad pode compartilhar clipes de seus clientes voltados para Moab. Uma empresa de software pode criar um carretel destacando os benefícios de eficiência de seu produto comercial da vida real.

Se você gerencia suas próprias contas de mídia social e cria seu próprio conteúdo, lembre-se de empregar a “regra dos terços”.

  • Um terço do seu conteúdo deve ser de natureza promocional, apresentando seu próprio conteúdo ou produtos.
  • Outro terço deve ser sobre a curadoria de outras postagens, como notícias do setor ou apresentar qualquer conteúdo gerado pelo usuário.
  • O último aspecto deve ser sobre conversa e interação, fazendo e respondendo perguntas de seus clientes, etc.

É uma regra simples que impede que seu feed de mídia social se torne muito promocional e estéril.

6. Use micro-influenciadores

O Instagram desempenhou um grande papel na criação de um novo tipo de celebridade chamado “influenciadores”. No passado, essas pessoas seriam chamadas de “endossantes”, mas o influenciador do título reflete sua capacidade de “influenciar” as decisões de compra de um público.

Ter um grande influenciador falando sobre sua marca pode ser um grande benefício para sua loja. Você colocará sua marca na frente de potencialmente milhares de novos usuários, recuperando as taxas do influenciador e muito mais.

Mas os influenciadores de alto escalão também podem custar uma fortuna. Em vez disso, opte por “microinfluenciadores” que tenham substancialmente menos seguidores. A vantagem é que você pode encontrar micro-influenciadores com um público pequeno, sim, mas que é direcionado a laser em seu nicho. Eles são muito mais baratos do que outros influenciadores e podem atrair tantos clientes em potencial quando você adiciona escala por meio de vários microinfluenciadores.

Ao procurar pessoas para divulgar sua marca no Instagram, não olhe apenas para a contagem de seguidores – verifique suas taxas de engajamento. Alguém está comentando em seus posts? Com quais tipos de conteúdo o público está engajado? O influenciador responde aos comentários e perguntas do público?

Ter um mega-influenciador pode funcionar para algumas marcas, mas estabelecer relacionamentos com influenciadores de nível inferior é ótimo para o crescimento a longo prazo. Empilhe o suficiente deles e eles podem se tornar um canal importante para sua marca.

No marketing digital, as métricas são inestimáveis. Eles não apenas fornecem referências sobre onde sua empresa está atualmente, mas também metas escritas em pedra sobre onde sua empresa deveria estar. Eles são a medida do sucesso de sua empresa, e as marcas os ignoram por sua conta e risco. Como Peter Drucker disse uma vez: “O que é medido é gerenciado”.

A guia “insights” em sua conta do Instagram fornecerá vários números que você pode acompanhar e melhorar. Experimente diferentes horários de postagem e estratégias de conteúdo para ver o que está repercutindo em seu público e ajuste conforme necessário.

Métricas para medir:

  • Taxa média de engajamento
  • crescimento de seguidores
  • Cliques
  • Alcance

Com o Go Followers você pode ganhar seguidores no Instagram por um preço muito baixo, é barato mesmo! Além dos seguidores serem brasileiros e reais a reposição em alguns serviços é eterna.

Explore os dados por trás de sua conta do Instagram.

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 Entenda seu engajamento com a postagemEntenda seu engajamento com a postagem

8. Faça sorteios, concursos e brindes

Se você deseja aumentar seus seguidores o mais rápido possível, é difícil vencer um concurso. Com um investimento mínimo, você pode fazer com que seu alcance e sua contagem de público disparem em questão de horas. Se for feito corretamente, você também verá seu engajamento aumentar, o que pode causar um efeito cascata em suas outras postagens.

O objetivo não é simplesmente aumentar suas métricas de vaidade, mas encontrar membros de público semelhantes que estão atualmente fora do seu alcance. Os membros do seu público atual o compartilharão em sua rede, fazendo com que outras pessoas descubram sua marca.

O software de edição de imagens Freepik realizou um concurso de design com um prêmio máximo de US$ 1.000. Como entrada, os participantes tiveram que seguir a conta do Instagram do Freepik, criar um design a partir do link na biografia do Freepik e postar a imagem usando a hashtag #WithFreepikCreate.

Os resultados? Mais de 100 peças de conteúdo gerado pelo usuário para acompanhar um aumento de seguidores e engajamento.

Fazer um concurso é quase infalível. Em média, as marcas que usam brindes aumentam suas contas 70% mais rápido do que as contas que não usam. Se você é absolutamente contra a ideia de um concurso, considere criar um post que ofereça um desconto para obter um impulso de curto prazo.

Para os não iniciados, as hashtags são uma maneira de categorizar o conteúdo em uma rede de mídia social. O Facebook e o Twitter os usam até certo ponto, mas são particularmente eficazes no Instagram, onde você pode tornar seu conteúdo “tendência” apenas usando a combinação certa de hashtags. Se o seu conteúdo começar a ser tendência, ele chegará ao feed do Instagram de outras pessoas, ampliando seu alcance sem ter que gastar dinheiro em publicidade.

Você pode incluir até 30 hashtags em uma postagem normal e até 10 hashtags em uma história. Se você pesquisar no Google o número ideal de hashtags para usar em sua postagem no Instagram, encontrará muitos dados conflitantes afirmando que o número ideal de hashtag é algo entre 8 e 14. De acordo com estudos de caso e pesquisas, no entanto, 11 hashtags parecem seja o número mágico, aumentando o engajamento com cada hashtag à medida que você sobe para 11, mas declinando depois.

A chave é fazer com que pareça natural; a última coisa de que você quer ser acusado é de encher de hashtag apenas para ganhar visualizações.

Existem cinco tipos principais de hashtags:

  • Hashtags de localização
  • Hashtags de marcas
  • Hashtags da indústria
  • Hashtags da comunidade
  • hashtags descritivas

Cada uma dessas categorias tem hashtags amplas (como #texas para geografia) e mais específicas (como #easttexas). Idealmente, você usaria uma mistura de hashtags maiores e mais genéricas, além de outras mais específicas direcionadas ao seu nicho.

Hashtags específicas do setor são sempre uma boa ideia. Por exemplo, se você tem uma loja de comércio eletrônico que vende equipamentos de segurança baseados em vídeo, como câmeras de painel ou botões de pânico, você pode usar hashtags como #dashcams e #drivesafe. Você também pode seguir as hashtags do seu setor para se manter atualizado com as tendências.

Embora você queira ficar com as hashtags mais populares – ou seja, aquelas que outras pessoas estão procurando ativamente – não tenha medo de experimentar novas hashtags. Você pode pegar um que está apenas começando a ganhar força e surfar nessa onda para um público maior. Além disso, considere adicionar hashtags extras como o primeiro comentário em sua história para ganhar alguns espaços extras.

10. Envolver, engajar, criar

A mídia social tem tudo a ver com a construção de relacionamentos, e o Instagram não é exceção. Se há um “molho secreto” para catapultar sua conta para o estrelato, é o engajamento regular e genuíno. Interagir com as postagens e comentários de outras pessoas mostra que você está interessado em sua comunidade. Marcar usuários populares e enviar mensagens para fãs dedicados fortalecerá sua lealdade.

A NIke é uma marca que absolutamente arrasa no Instagram (junto com praticamente todas as outras formas de marketing). Suas postagens combinam histórias inspiradoras com demonstrações de produtos e uma boa dose de imagens de bastidores. As pessoas se sentem à vontade para não apenas comentar o material, mas compartilhar com um amigo, o que gera viralidade.

Mas como você deve se envolver com seu público enquanto tenta administrar um negócio? Para começar, dedique alguns minutos no mesmo horário todos os dias para responder a comentários e perguntas. Segundo, use apenas respostas genuínas; respostas enlatadas cheiram a desinteresse e só servirão para afastar seu público. Use uma ferramenta de agendamento de mídia social como o Hopper HQ para liberar mais tempo para engajamento

Crescimento do Instagram é possível para sua pequena empresa em 2022

Mesmo que você nunca tenha usado nenhum tipo de mídia social para o seu negócio, o crescimento do Instagram pode ser um grande passo para trazer à sua marca a conscientização adicional necessária para prosperar. Você pode moldar sua identidade e alcançar um público mais amplo do que nunca, enquanto se envolve com sua comunidade em um diálogo real e significativo.

Mas para isso, você precisa conhecer a plataforma, focar no engajamento, postar conteúdo gerado pelo usuário, alavancar microinfluenciadores e aprender a usar hashtags para engajar seu público.

O verdadeiro benefício para o crescimento do Instagram é a capacidade de mostrar seus produtos e serviços, especialmente colocando-os nas mãos de usuários comuns. O melhor de tudo é que você não precisa ser uma grande marca para ter sucesso; proprietários de pequenas empresas dominam seus mercados simplesmente por serem autênticos e relevantes.

Como você se envolverá com sua comunidade no Instagram? Compartilhe suas ideias nos comentários.

Gostou desta postagem? Você pode gostar também:

FAQs

O que é um bom crescimento no Instagram?

Aponte para um crescimento médio de 6% a 8% no Instagram por mês.
As marcas que fazem o trabalho no Instagram podem esperar um aumento de 6% a 8% ao mês. Isso é 3 vezes mais do que Facebook, Twitter ou Pinterest.

Como faço para crescer meu Instagram em 2022?

Obtenha mais seguidores do Instagram no Instagram em 2022 com essas dicas:

  1. Conheça sua plataforma
  2. Otimize seu perfil e seja verificado
  3. Compre seguidores no Instagram
  4. Publique conteúdo gerado pelo usuário ou escreva histórias de usuários
  5. Siga a regra dos terços nas redes sociais
  6. Utilize micro-influenciadores
  7. Preste atenção às métricas de mídia social
  8. Faça sorteios, concursos e brindes
  9. Use hashtags
  10. Envolver, engajar, criar conteúdo exclusivo

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