Sua marca está atenta ao Instagram ouvindo?
Porque o Instagram não é mais apenas um lugar para postar instantâneos. Na verdade, a plataforma é um lugar privilegiado para se conectar com seu público-alvo.
Gritos e chamadas. Tags e menções. Novidades do setor.
Todos os itens acima devem estar no seu radar. Isso mostra a importância da escuta social para tomar decisões de negócios mais inteligentes.
As boas notícias? As respostas para todos os itens acima estão lá fora se você está ouvindo por eles.
Não sabe como aprimorar a conversa principal com o cliente e cortar o ruído? Reunimos este curso intensivo para responder a todas as suas perguntas de escuta do Instagram.
O que o Instagram está ouvindo?
A escuta do Instagram é o processo de rastreamento de conversas relacionadas à sua marca. Isso inclui palavras-chave do setor, concorrentes, tendências e hashtags.
Essas conversas são inestimáveis para seu conteúdo de mídia social e estratégias de engajamento.
Não sabe o que postar? O que seus seguidores estão comentando? Em vez de adivinhar o que as pessoas querem, a escuta do Instagram fornece respostas reais em primeira mão. Considere como os insights de escuta podem capacitá-lo a:
- Determine a saúde e o sentimento geral da sua marca
- Monitore a atividade de seus concorrentes
- Identificar potenciais clientes, parcerias e influenciadores
- Auxiliar os clientes no caminho da compra
- Descubra as últimas tendências do setor
Por que ouvir o Instagram é importante
As marcas não devem viver em uma bolha quando se trata de sua atividade no Instagram. Ouvir coloca suas menções, interações e comentários em contexto. Isso ajuda você a envolver as pessoas e aumentar sua conta.
Abaixo estão algumas maneiras específicas que o Instagram permite que você se conecte com os clientes.
Aprender o que seu público quer em um nível pessoal
Os consumidores anseiam por conexões com as marcas e esperam que as empresas comuniquem seus valores. O mais recente Sprout Social Index destaca como os valores e a confiança se traduzem na fidelidade do cliente.

Você está comunicando seus valores com clareza? As iniciativas da sua marca estão alinhadas com o seu público?
Tomar uma posição sobre os problemas e se tornar pessoal é a chave para fazer conexões significativas. Por meio da escuta social, você pode verificar novamente se suas mensagens ressoam com seu público.
Fornecendo um atendimento ao cliente mais impactante no Instagram
De acordo com nossos dados do Índice de 2022, 35% dos consumidores (e 60% das marcas) usam o Instagram para atendimento ao cliente. Isso torna o Instagram o segundo maior canal de serviço social, colocando a plataforma logo atrás do Facebook.
O “bom” serviço anda de mãos dadas com o controle das perguntas, comentários e preocupações dos clientes. Por meio da escuta social, você nunca perde uma @menção ou palavras-chave de marca além de suas chamadas diretas.

Considere que 47% dos consumidores têm uma visão favorável de marcas sociais que respondem rapidamente aos clientes. Acompanhar as conversas à medida que elas acontecem facilita o atendimento das expectativas de tempo de resposta.
Descobrir conteúdo significativo do cliente para promover sua marca
Seus clientes são seus melhores profissionais de marketing. Ouvir pode dar dicas sobre conteúdo valioso e provas sociais que você pode promover. Isso pode incluir:

Em vez de procurar essas oportunidades, ouvir garante que todas elas cheguem até você.
Instagram social ouvindo vs. Mídia social monitoramento
Nota lateral rápida! Vamos tirar um momento para detalhar o que o Instagram está ouvindo não é.
Ouvir é mais do que @menções, comentários e #hashtags
Termos como “monitoramento” e “escuta” geralmente são usados de forma intercambiável entre os profissionais de marketing. Eles não são os mesmos embora.
- Monitoramento de mídias sociais é o ato de rastrear @menções, comentários e hashtags. O monitoramento é um aspecto crucial da escuta, mas é apenas parte do processo.
- Ouvindo Instagram envolve traduzir conversas e pontos de discussão do cliente em ação.
As interações são importantes, mas o contexto também. Pense nisso. Alguém marcando uma marca de moda em seu post OOTD versus chamando os produtos dessa marca são maçãs e laranjas. Além disso, nem todas as menções à sua empresa no Instagram envolvem uma chamada ou tag direta.
O take away? Se você está procurando apenas menções ao nome da sua marca ou termos-chave da campanha, está perdendo conversas importantes.
Você também está perdendo oportunidades de intervir e agir para envolver os clientes. É por isso que vale a pena ser proativo por meio da escuta.
Mas como funciona a escuta do Instagram?
Boa pergunta! O Instagram é uma fera estranha no que diz respeito a ouvir as interações dos clientes.
Para começar, você está fazendo malabarismos com muitas consultas diferentes. Tags, menções e palavras-chave de marca são apenas o começo.
E embora a pesquisa do IG tenha melhorado, encontrar e consolidar conversas geralmente requer algumas pesquisas.
A escuta social do Instagram envolve o seguinte processo de três etapas:
- Criação de consultas com base no seu negócio, hashtags e termos relevantes para o seu setor
- Monitoramento de menções, tags, comentários e interações
- Avaliando todos os itens acima para agir
Recursos como pesquisa de palavras-chave do Instagram, tópicos de tendências e hashtags podem ajudar (veja abaixo). Juntamente com suas notificações, você tem uma ideia decente do que está sendo dito sobre sua empresa.


Isso é obviamente muito para peneirar à mão. Novamente, o Instagram não torna a audição particularmente fácil por padrão.
A boa notícia é que existem ferramentas para ajudar. Por exemplo, Sprout escuta nas redes sociais recursos fazem o trabalho braçal de agregar conversas do Instagram. As marcas podem criar suas próprias consultas de escuta para o Instagram por meio de sintaxe booleana e lógica de regras.

Tradução não técnica? Você pode descobrir conversas importantes com clientes sem precisar pesquisar manualmente. Ter tudo isso consolidado em um só lugar com suas mensagens é um bom bônus adicional.
Como construir uma estratégia eficaz de escuta do Instagram
Claro, entender a escuta do Instagram e como ele funciona é apenas metade da batalha.
Como você transforma todas essas métricas e observações em ação?
Sua estratégia de escuta social se resume aos seus objetivos. Abaixo está como as marcas podem usar o Instagram ouvindo para aumentar seus esforços de marketing.
Conduza análises competitivas para encontrar maneiras de se destacar
Talvez um dos melhores usos da escuta social seja a análise competitiva.
Considere mercados ultracompetitivos, como a indústria da beleza. Novos produtos estão constantemente surgindo de marca em marca significa mais escuta. Rastrear tags e postagens populares de outras marcas em seu espaço pode ajudá-lo a se posicionar melhor diante da forte concorrência.

Enquanto isso, menções diretas e hashtags destacam o que torna sua marca diferente.

Descubra oportunidades para melhorar seus produtos
Se você quer saber como melhorar seus próprios produtos e serviços, quem melhor para perguntar do que seus próprios clientes? Solicitados ou não, os seguidores podem dar dicas de novas ideias.

É claro que nem todo feedback de seus seguidores será direto.
Alguns críticos podem ver “curtidas”, comentários e compartilhamentos como meras métricas de vaidade. Ainda assim, eles podem ser uma moeda valiosa para determinar os produtos favoritos de seus clientes. Veja um influxo ou “curtidas” ou interações em postagens de produtos como um sinal em potencial.
Crie pontos de contato valiosos com o cliente no caminho da compra
44% dos usuários do Instagram usam a plataforma para comprar e navegar pelos produtos semanalmente. Servir como uma espécie de concierge de mídia social pode ajudá-lo a ganhar mais vendas.
Os comentários do Instagram são uma mina de ouro para encontrar pessoas interessadas em seus produtos. Isso soa verdadeiro para pessoas que ainda não sabem sobre você ou pode estar à procura de um novo local no seu espaço.
Ouvir também facilita a manutenção de relacionamentos com clientes satisfeitos. Isso inclui check-ins e oportunidades de ganhar mais UGC.

Descubra tendências do setor e de conteúdo relevantes para seus seguidores
A escuta social é inestimável para rastrear as tendências do setor. Para começar, você deve conhecer as tags que seu público segue. Mas você sabe como eles estão respondendo a essas tendências de influência? Como você pode aplicá-los às suas próprias campanhas?
Em uma nota relacionada, a escuta do Instagram pode impedir que você copie sua concorrência.
Por exemplo, as marcas precisam diferenciar seu tom, calendário de conteúdo e legendas se quiserem se destacar no Instagram. A escuta eficaz pode ajudá-lo a descobrir tags e tendências que seus concorrentes podem estar perdendo e como você pode preencher o vazio.
Monitore o sentimento do cliente e mantenha as pessoas felizes
Digamos que você lançou um novo produto ou campanha.
Você obviamente quer saber como seu público se sente sobre isso, certo? Está construindo buzz?
Novamente, você nem sempre pode obter essas respostas de menções diretas. É provável que existam usuários por aí que possam fornecer uma resposta concreta.
A escuta social também anda de mãos dadas com a análise de sentimentos. Em outras palavras, como as pessoas estão reagindo à sua marca no Instagram? Seja “yay”, “nay” ou “meh”, a análise de sentimentos pode informá-lo para atender melhor aos clientes e obter mais amor de seus seguidores do Instagram.

Quais ferramentas de escuta do Instagram estão disponíveis para as marcas?
Digamos que você queira ir all-in no Instagram ouvindo.
A escuta básica da marca é possível por meio de pesquisas nativas no Instagram. Ainda assim, dizer que ouvir manualmente é tedioso é um grande eufemismo.
Afinal, as marcas precisam rastrear várias tags e concorrentes. Isso sem considerar suas próprias menções e palavras-chave de marca. Dada a grande quantidade de conteúdo postado no Instagram diariamente, vasculhar tudo isso não é pouca coisa.
Com a ajuda de uma ferramenta de escuta real do Instagram, aprofundar as conversas do setor não precisa ser um desperdício de tempo.
Novamente, o conjunto robusto de recursos de escuta social do Sprout é um divisor de águas para marcas que desejam aumentar sua presença no Instagram. As empresas podem rastrear dezenas de consultas além de simples hashtags com a ajuda de nosso criador de consultas. Isso garante que você tenha uma compreensão holística de sua marca e setor.

Relatórios e análises fornecem uma visão quantitativa de sua audição para que você possa tomar decisões baseadas em dados. Adivinhando uma campanha ou seu próximo passo no Instagram? Não procure mais do que seus números para ficar tranquilo.

Sua marca está de acordo com a escuta social do Instagram?
A escuta social é a chave para se conectar com clientes que esperam que as marcas, bem, ouço para eles.
E dado o atual foguete amarrado ao Instagram, a plataforma deve ser uma prioridade máxima no que diz respeito à audição.
Não deixe essas conversas e momentos críticos com seu público cair no esquecimento. A escuta mais inteligente do Instagram informa tudo, desde campanhas até sua estratégia social em geral.
Se você ainda não o fez, experimente os recursos de escuta social do Sprout para ver como ouvir melhor se traduz em melhores negócios.